Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

7.32. O espirito de cooperarão entre A.A. e NA (Narcóticos Anônimos)

Box 4-5-9, Out. Nov. 1986 (pág. 6-7) =>http://www.aa.org/newsletters/es_ES/sp_box459_oct-nov86.pdf
Título original:El Espíritu de A.A. se Transmite Como una Ola”

            Charlie A., um AA do Brooklyn, recebeu recentemente uma chamado do Intergrupo de Nova York, pedindo-lhe para se colocar em contato com “Joe” que tinha acabado de telefonar ao escritório com um pedido urgente de ajuda. Charlie diz: “Joe era muito adicto à cocaína. Tinha um problema grave. Seu terapeuta tinha-o aconselhado que, se usava drogas e procurava ajuda, deveria entrar em contato com Alcoólicos Anônimos”.
            Charlie está sóbrio há vinte anos e já fez muito trabalho de Decimo Segundo Passo. Refletiu sobre a unicidade de propósito de A.A. Também refletiu sobre a nossa tradição de cooperação sem afiliação a organizações alheias à Irmandade. Então, como ele conta, “levei ao conhecimento de Joe que A.A., na realidade, é para pessoas que tem problemas com o álcool; entretanto, se assim o deseja-se, chamaria para ele a Narcóticos Anônimos. Se NA não devolvesse a chamada, lhe assegurei que o levaria diretamente a uma reunião de NA ou lhe indicaria o endereço de uma reunião de NA de fácil acesso que fosse celebrada nesse mesmo dia”.
            Ao chamar a NA, Charlie recebeu uma resposta imediata e calorosa – “agradar-lhes-ia ajudar a qualquer adicto que fosse encaminhado”. “Ademais” conta Charlie, “pediram-me que dissesse a qualquer outro adicto que encontra-se, no espirito de cooperação entre A.A. e NA, que NA está à sua disposição e deseja ajudar”.
            Algumas semanas depois de encaminhar Joe a NA, Charlie teve noticias dele. “Agradeceu-me a ajuda e disse que se sentia muito mais cômodo em NA do que poderia ter-se sentido em A.A. Ajudava-lhe muito poder-se identificar com clareza nas reuniões de NA”.
            Narcóticos Anônimos, com sede em Van Nuys, Califórnia, é muito ativa, com reuniões regulares em todos os 50 Estados dos EUA e a maioria das Províncias do Canadá. A organização, cujo formato é muito parecido com o de A.A., está bem estabelecida em Europa e na Austrália, e esta começando na Ásia, África e América do Sul.
A força de A.A. está na nossa unicidade de propósito: levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre. Por isso é do nosso agrado ter a oportunidade de compartilhar nossos princípios e métodos com outros grupos de esforço pessoal; entretanto, apenas estes grupos proporcionam o elemento essencial para o sucesso: o vínculo comum que une seus membros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário