Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

4.1. A Conferência Internacional de Jovens em A.A. (ICYPAA)





Box 4-5-9, Abr. Mai. / 2005 (pág. 6-7) => http://www.aa.org/newsletters/es_ES/sp_box459_april_may05.pdf
Título original: “ICYPAA - casi cinco décadas de alcanzar a los jóvenes alcohólicos”

ICYPAA – The International Conference of Young People in A.A., ou, A Conferência Internacional de Jovens em A.A., cujos membros são cada vez mais jovens – atualmente entre 14 e 35 anos de idade, continua dando provas de boa saúde: o fim de semana do Dia do Trabalho, de 01 a 04 de setembro de 2005 irá acontecer no Hotel Sheraton de Nova Orleans, Louisiana, sua 48ª Conferência, e está prevista a presença de membros dos EUA, Canadá e de outros países.
 Conforme Keith H., Delegado de Oahu, Havaí, que foi coordenador do conselho assessor da ICYPAA desde 1995 até 2002: “Um ano assistiram 16 pessoas do Japão, foi muito emocionante vê-los identificados com outros jovens; parecia não haver barreiras linguísticas”.
Os Grupos de Jovens começaram a aparecer em 1945 em Los Angeles, Cleveland e Filadélfia, e agora estão presentes em todas as partes da América do Norte. Em 1957, um Grupo de Jovens em A.A. dos EUA/Canadá fundou a ICYPAA com a ideia um ambiente onde os jovens poderiam celebrar a sua sobriedade anualmente. Dois anos depois, na Convenção do 25º aniversário da Irmandade, celebrada em Long Beach, Califórnia, Bill W. fez a observação de que os novos membros eram mais jovens do que quando ele e o Dr. Bob fundaram A.A. em 1935. Em uma carta dirigida à ICYPAA, datada no dia 15 de junho de 1969, Bill escreveu: “... em anos recentes não houve nada que me tenha inspirado mais do que o saber que amanhã a Irmandade estará segura, nas mãos de vocês, a geração de jovens de A.A.”.
Desde o início da ICYPAA, cada vez mais pessoas que no começo não se consideravam “jovens” têm assistido regularmente à Conferência Internacional e aos Grupos de Jovens. Keith, que chegou em A.A. aos 16 anos, e depois teve recaídas constates até tampar a garrafa aos 19 anos, em 1990, lembra que, “nos YPG - Young People Group, ou, Grupos para Jovens, como no meu Grupo Base ‘Bad Brains’, havia pessoas com quem me podia identificar, e ninguém me dizia que era jovem demais para ser alcoólico. Não vou apenas aos Grupos de jovens. Vou a muitos Grupos diferente e isso contribui para o enriquecimento da minha sobriedade de muitas maneiras”.
Os Grupos de Jovens tentam fazer com que o recém-chegado compreenda que não é preciso passar 20 anos ou mais bebendo e perder a família, os amigos e a estabilidade econômica para optar pela sobriedade. Os Grupos de Jovens integram o iniciante na corrente principal de recuperação, unidade e serviço de A.A. através dos Passos, Tradições e Conceitos para o serviço mundial. Membros de A.A. da mesma idade que os recém-chegados, lhes ensinam que usando os princípios de A.A. nas suas próprias vidas e participar do serviço poderá conduzi-los a uma sobriedade duradoura e cômoda. Keith diz: “No meu Grupo base estamos sempre procurando mais e melhores maneiras de levar a mensagem. No inventário do Grupo, fazemos este tipo de perguntas: O Grupo atrai pessoas de diferentes classes e condições? Percebemos em nossas reuniões uma boa amostra representativa da nossa comunidade? Normalmente não é assim e então tratamos de fazer as mudanças necessárias”.
De vez em quando é perguntado ao Escritório de Serviços Gerais se a ICYPAA e os Grupos de Jovens são “parte de A.A.”. A resposta, obviamente, é sim. ICYPAA e seus membros estão comprometidos com alcançar os iniciantes – nunca se rejeita um alcoólico em razão da sua idade, e participar em todos os aspectos do serviço em A.A. Na maioria das Listas de Endereços as reuniões de jovens aparecem listadas junto com as demais, mesmo que em algumas Áreas possam aparecer destacadas com asterisco para identificá-las como YPG – Grupos para Jovens. Os membros destes Grupos servem em nível de Grupo, Distrito, Área e nacional. As convenções e conferências da ICYPAA são atividades vitais de A.A. e aparecem no calendário de eventos do Box 4-5-9.
Na Grapevine do mês de outubro de 1989, Robin F., de Los Angeles, fazendo eco dos sentimentos da gente jovem de todos os cantos, escreveu se referindo à sua experiência de ser uma jovem de 18 anos em A.A.: “Sei de uma coisa com segurança: nenhum jovem quer ouvir que alcançou a sobriedade antes de passar por muitos sofrimentos; já sofreu muito. Quer ouvir o que todos recém chegados ouvem ao chegar na Irmandade: ‘Bem vindo. Isto é A.A. e o único requisito para ser membro é querer parar de beber’”.
(*) Para saber mais:

Leia o artigo “Os jovens em A.A.” nesta coletânea, ou,Llegar joven a A.A. y mantenerse sobrio” no endereço => http://www.aa.org/lang/sp/sp_pdfs/sp_box459_oct-nov07.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário